Jornada para negócios inovadores em tecnologia da informação

Capacitação de startups na Região Metropolitana do Recife

Por que JoinT?

Seis motivos para fazer parte do projeto

Aceleramento

Desenvolvimento de startups, mentorias, oportunidades de acesso a mercados, infraestrutura e serviços de apoio.

Ideação

Incrementar as competências empreendedoras de startups, validando o seu modelo de negócios e auxiliando-as em questões relativas à precificação dos seus produtos e serviços.

Viabilidade

Interação e o intercâmbio entre as startups participantes da jornada e outras incubadoras e empresas em diferentes estágios de maturidade de negócio.

Modelo de négocios e nicho

Fundamentos e estratégias práticas para elaboração de um modelo de negócios consistente com suas ideias e com o nicho de sua atuação;

Legitimação

Validação das ideias e dos serviços que as startups pretendem oferecer ao mercado, orientando-as, inclusive, acerca da metodologia de precificação que essas empresas devem adotar.

Agilidade

Instruir as startups participantes quanto ao uso de métodos ágeis de gerenciamento e quanto à elaboração de projetos para captação de recursos;

Participar deste evento foi uma experiência incrível! Aprendi muitas coisas novas e interessantes que foram úteis para minha carreira. O ambiente era motivador e os palestrantes eram muito conhecedores. Estou muito satisfeito com a experiência que tive!

Fulano

CEO

Sobre o projeto

Descubra informações sobre local e realização do projeto

Encontros

  • Presenciais no empresarial ITBC localizado no Porto Digital;
  • Videochamadas através do Google Meet.

Instrutores

Professores responsáveis por ministrar as aulas

Flammarion Moura Cysneiros Junior

Gabriel Carvalho de Melo

Juliano Bandeira Lima

Coordenador

Responsável por atuar e executar o projeto

Henderson Ramon Dantas Medeiros

FAQs

Encontre as principais dúvidas.

O objetivo geral deste projeto é capacitar startups da Região Metropolitana do Recife, atuantes no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, por meio da JoInT (Jornada para Negócios Inovadores em Tecnologia e Informação), fomentando a ampliação das oportunidades de negócios para essas empresas e contribuindo para geração de inovação e dinamização da economia regional.

A infraestrutura física disponível para uso nos encontros presenciais e noutras atividades da jornada corresponde a 01 sala administrativa, 01 sala de reuniões e 01 auditório com capacidade para até 30 pessoas. Há projetores multimídia, notebooks e outros itens necessários à realização de apresentações e atividades correlatas. Além disso, a Incubatic possui uma assinatura do Google Suite; ferramentas como o Google Meet e o Google Classroom, incluídas na referida suíte, podem ser usadas para atividades remotas / online da jornada. O instituto ofertará, ainda, serviços de gestão, cloud, software, meios de pagamento e assessoria de diversas naturezas por meio de uma empresa de consultoria a ser custeada com recursos de contrapartida.

A execução das atividades técnicas da JoInT deve ser pautada no modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), construído pela Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), visando à promoção da melhoria expressiva nos resultados das incubadoras das diferentes áreas, em termos tanto quantitativos quanto qualitativos. O Modelo Cerne orienta o gestor de uma incubadora a respeito de processos e práticas para geração sistemática de empreendimentos inovadores de sucesso. Este modelo deve ser usado como referência para realização de diagnóstico e acompanhamento das Startups, capacitações, workshops, consultorias técnica e de negócio, avaliação de impacto e de resultado, indicadores de impacto e de resultado que serão monitorados pelo Programa, rede de mentores, conexão com mercado e com investidores etc. Informações detalhadas acerca do modelo Cerne podem ser obtidas do sumário executivo, do termo de referência e do manual de implantação acessíveis a partir da página https://anprotec.org.br/site/.

15 meses. Os 2 meses iniciais contemplarão etapas de preparação (elaboração do plano de comunicação, seleção das startups, organização de espaços e de materiais etc.); nos 12 meses seguintes, a Jornada acontecerá efetivamente; o mês final está reservado à acomodação de algum atraso que ocorra no cronograma inicial, decorrente de motivos de força maior, à consolidação e divulgação de resultados e de encaminhamentos futuros.

75% da carga-horária da Jornada deve acontecer em formato online, com o apoio de ferramentas tecnológicas apropriadas; os 25% restantes devem ocorrer em formato presencial, seja nas instalações do Incubatic, seja noutros ambientes a serem indicados pela proponente. A definição dos eventos que acontecerão online e dos que acontecerão presencialmente será realizada posteriormente.

Pode acontecer se a execução do programa for insatisfatória ou se houver descumprimento, total ou parcial, de qualquer dos membros da startup, de suas obrigações e regras do programa.

O Instituto de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura – INCUBATIC – tem atuado, desde 2012, em
projetos de consultoria e treinamento empresarial, para organizações de diversos portes e segmentos. O
seu principal objetivo é incentivar e promover o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural dessas
organizações, através de pesquisas, projetos, programas, estudos, publicações e ensaios, atendendo a
necessidades institucionais próprias e fomentando o empreendedorismo inovador.

O Instituto atua com projetos de mapeamento de clusters desde 2014, tendo ultrapassado a marca de 150.000 negócios impactados no Nordeste (com destaque para os estados de Pernambuco e Alagoas). Nesses projetos, são levantadas necessidades para direcionamento de estratégias para micro e pequenos negócios. Outros serviços executados pelo Instituto incluem processos seletivos para entidades públicas e serviços tecnológicos nas áreas de Design (serviço, produto, comunicação, ambiente), desenvolvimento de sites, melhorias de processos, lean manufacturing, gestão da qualidade, saúde e segurança do trabalho, planejamento tecnológico e transformação digital.

O INCUBATIC tem participado de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, da promoção de palestras e simpósios, de atividades de formação de pessoal docente / pesquisador, técnico e estudante, de atividades de P&D&I nacionais e internacionais e da facilitação do acesso à infraestrutura informacional e laboratorial de instituições parceiras. O Instituto é credenciado no sistema “S” (SEBRAE, SENAC, SESCOOP etc.) e possui uma rede de consultores atuantes em inovação, educação corporativa, marketing, planejamento empresarial, empreendedorismo, gestão da produção, desenvolvimento setorial, desenvolvimento territorial, pessoas, finanças, sustentabilidade, arquitetura e engenharia.

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